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Das recolhas ao álbum como “cartão de visita”: estratégias e reinvenções na pequena edição de música popular de matriz rural em Portugal no século XXI

Pedro Belchior Nunes (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), NOVA-FCSH, Universidade Nova de Lisboa)

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Sinopse

Este artigo aborda as práticas e valores presentes na pequena edição de música em Portugal face aos novos contextos de digitalização e desintermediação na produção de música. O nosso foco incidirá sobre um subcampo restrito de produção musical em pequena escala: o da música popular de matriz rural. Consideraremos a este respeito a edição de música por pequenas editoras independentes e a autoedição por músicos que optam por modelos ditos do-it-yourself (DIY) de produção musical à margem do trabalho de intermediação levado a cabo por editoras e distribuidoras discográficas. A nossa análise será informada, em diálogo crítico constante e sustentado, pelas noções de campo de produção cultural proposta por Bourdieu (1983), de mundos artísticos de Becker (1974), bem como por estudos diversos e recentes em torno dos modos DIY de produção de música (Bennett 2018, Guerra 2018, Haenfler 2018, Haynes & Marshall 2018, Tarassi 2018, Threadgold 2018, Schmidt 2019, Jones 2021).

Palavras-chave: Subcampo; música popular de matriz rural; pequena edição; autoedição; DIY.

Resumen

Este artículo examina las prácticas y los valores presentes en la edición musical a pequeña escala en Portugal ante los nuevos contextos de digitalización y desintermediación en la producción musical. Nos centraremos en un subcampo restringido de la producción musical a pequeña escala: la música popular rural. En este sentido, consideraremos la edición musical por parte de pequeñas editoriales independientes y la autoedición por parte de músicos que optan por modelos de producción musical do-it-yourself (DIY) al margen de la labor de intermediación llevada a cabo por sellos discográficos y distribuidoras. Nuestro análisis se nutrirá, en constante y sostenido diálogo crítico, de las nociones de Bourdieu (1983) sobre el campo de la producción cultural, de las nociones de Becker (1974) sobre los mundos artísticos, así como de diversos estudios recientes sobre los modos DIY de producción musical (Bennett 2018, Guerra 2018, Haenfler 2018, Haynes & Marshall 2018, Tarassi 2018, Threadgold 2018, Schmidt 2019, Jones 2021). Palavras-chave Subcampo; música popular de matriz rural; pequena edição; autoedição; DIY. Keywords Subcampo; música popular rural; pequeña edición; autoedición; DIY.

Palabras clave: Subcampo; música popular rural; pequeña edición; autoedición; DIY.

Abstract

This article explores the practices and values in small-scale music publishing in Portugal in the new contexts of digitalization and disintermediation of music production. I focus on a restricted subfield of small-scale music production: rural folk music. In this regard, we will consider music publishing by small independent publishers and self-publishing by musicians who opt for do-it-yourself (DIY) models of music production outside the intermediary work carried out by record labels and distributors. Our analysis will be informed, in constant and sustained critical dialogue, by Bourdieu's (1983) notions of the field of cultural production, Becker's (1974) notions of artistic worlds, as well as various recent studies on DIY modes of music production (Bennett 2018, Guerra 2018, Haenfler 2018, Haynes & Marshall 2018, Tarassi 2018, Threadgold 2018, Schmidt 2019, Jones 2021).

Keywords: Subfield; rural popular music; small edition; self-publishing; DIY.



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