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A prática musical coletiva: implicações políticas e socioculturais

Rosemyriam Cunha (Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR, Campus II, Curitiba) e Lisa Lorenzino (Schulich School of Music, McGill University)

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Resumen

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre os aspectos políticos e socioculturais de práticas musicais em grupo. O texto foi organizado em duas partes: a primeira engloba argumentos teóricos que fundamentam a prática musical coletiva nas dimensões sociocultural e política e encerra com um painel sobre o desenvolvimento histórico musical e sua interseção na política, tanto no Brasil como no Canadá. A segunda parte, a metodologia e a análise dos dados, mostra como, em ambos os países, grupos amadores consideram as manifestações políticas em suas práticas musicais coletivas. Os dados, submetidos aos princípios do clustering, revelaram que os grupos canadenses estão direcionados para a comunidade maior, enquanto os brasileiros são mais centrados no próprio grupo. Percebeu-se que, embora a atividade-núcleo dos grupos fosse o fazer musical, a cena dessa prática se ampliou para decisões e atitudes coletivas próprias das relações políticas.

Palabras clave: Música. Política. Sociedade e Cultura. Prática musical em grupo.

 

Abstract

This work presents a reflection on the political and socio-cultural aspects of collective music-making. The text is organized in two parts: the first one encompasses theoretical arguments that form the bases of the collective musical practice within the social, cultural and political dimension ending with a panel about Brazilian and Canadian musical and historical development and their intersection with politics. The second one, the methodology and data analysis, shows how amateur groups consider their collective musical practices in both countries. Data was submitted to clustering principles. The results revealed that the Canadian groups were focused on the community whereas Brazilian groups were more group centered. It was also understood that, although the core-activity of the groups was directed to collective music making, the music-making scene also expanded to collective decisions and attitudes that characterizes political relationships.

Keywords: Music. Politics. Society and Culture. Group Musical Practice.


Fecha de recepción: octubre 2015
Fecha de aceptación: mayo 2016
Fecha de publicación: Diciembre 2016

Received: October 2015
Acceptance Date: May 2016
Release Date: December 2016 



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