SIBE - Sociedad de Etnomusicología
Explorar TRANS:
Por Número >
Por Artículo >
Por Autor >

Cargando


Share |
Suscribir RSS Suscribir RSS Feed

SIBE
Blog Observatorio de Prácticas Musicales Emergentes
ETNO Revista de música y cultura
IASPM - Espana
Musicalogía feminista
ICTM
IASPM - International Association for the Study of Popular Music

< Volver

Memórias fractais do Samba de Roda - Patrimônio cênico-musical em voz, gesto, som e movimento

Katharina Döring (Universidade do Estado da Bahia)

Descargar / Download PDF >  Descargar / Download PDF >


Resumen

O samba de roda do Reconcavo baiano é aqui apresentado e discutido como fenômeno transdisciplinar que toma a experiência e memória estética dos sambadores e sambadeiras como referência para investigar as potencialidades de um ensino-aprendizagem estético e artístico a partir das tradições orais de matrizes africanas, mediante o conceito do musicking. A etnomusicologia, educação cênico-musical, historia oral e as teorias de cognição, percepção e expressão estética podem formar caminhos entrelaçados entre saberes acadêmicos e saberes da oralidade, construindo novas perspectivas para a continuidade de músicas, danças e rituais das culturas populares. O texto propõe o olhar sobre a dinâmica inerente ao samba de roda como expressão cênico-poético-musical afro-brasileira que perpetua as demais instâncias da vida cotidiana, mediante as histórias individuais e a memória coletiva, refletidas nas relações socioculturais e político-econômicas. Ele traça um caminho através de descrição densa e história de vida dos antigos sambadores, em diálogo com estudos transdisciplinares para compreender e traduzir os processos de aprendizagem, percepção e criação musical, seus valores, significados, assim como suas transformações ao longo da vida.

Palabras clave: Samba de roda, patrimônio imaterial, musicking, história de vida, percepção, expressão e aprendizado sensorial e estético.

 

Abstract

The samba de roda from the Recôncavo of Bahia, in this paper, is presented and discussed as a multidisciplinary phenomenon that makes reference to the experience and memory of the samba players to research the potentiality of the artistic and aesthetic learning and teaching, taking as a background the oral history of African descendents using the concept of musicking. Ethnomusicology, scenic and music education, oral history, and the theories of cognition, aesthetic perception and expression could form paths intertwined between academic knowledge and knowledge of oral traditions, building new perspectives for the continuation of songs, dances and rituals of popular cultures. The text proposes a look over the dynamics inherent to samba de roda, as an African-Brazilian scenic-musical-poetic expression, that perpetuates all other instances of everyday life through individual stories and collective memory, reflected in socio-cultural and political-economic relations. It traces a path through thick description and oral history of the ancient sambadores in dialogue with trans-disciplinary sciences to understand and translate the processes of learning, perception and musical creation, values, meanings, as well as their transformations along the life.

Keywords: Samba de roda; intangible heritage; musicking; oral history; sensorial and aesthetic perception, expression and learning.


Fecha de recepción: octubre 2014
Fecha de aceptación: mayo 2015
Fecha de publicación: octubre 2015

Received: October 2014
Acceptance Date: May 2015
Release Date: October 2015

 



Subir >


TRANS - Revista Transcultural de Música